Dicas para apresentar trabalhos

Eu sempre fui muito tímida, e apresentar trabalhos na frente da sala era terrível, porque eu sempre ficava nervosa e sempre esquecia o que tinha que falar. Com a prática, eu fui acostumando e hoje já não tenho mais tanto problema com isso. Mas quando eu estava no ensino médio, tive um professor de inglês que deu algumas dicas de como apresentar trabalhos. Ele disse que quando estudava, os colegas faziam os trabalhos e ele apresentava, pois mesmo sem saber muito a matéria, conseguia mostrar confiança na hora de apresentar. Não me lembro de todas as dicas que ele deu, mas com algumas pesquisas na internet, preparei algumas que podem nos ajudar.

1. Ter domínio do assunto a ser apresentado – se fizermos o trabalho com dedicação, é mais fácil, pois teremos mais segurança.

2. Treine a apresentação em casa – na frente do espelho, para seus pais ou para seus irmãos.

3. Para ajudar na apresentação, faça um resumo do que será apresentado, como um roteiro.

4. Não olhe apenas para o professor – as vezes as expressões  ou anotações que ele faz pode te desconcentrar.

5. Tente olhar para a parede no fundo da sala – vai ficar parecendo que você está olhando para os colegas e você ficará mais concentrada.

6. Tente não ler slides ou anotações. Fale com boa intensidade e velocidade, calmamente e pausadamente.

Claro que apenas ler as dicas não irá ajudar tanto, mas nada melhor do que a prática. Alguém tem mais alguma dica? Escreva nos comentários para nos ajudar!

4 comentários sobre “Dicas para apresentar trabalhos

Deixe um comentário

