Minha paixão por José de Alencar

Sim, eu sou apaixonada por alguém que morreu em 1877, com 48 anos. Isso começou quando eu tinha 16 anos e li o livro “5 Minutos”, que se trata de uma linda história de amor que me fez chorar, se tornando o segundo melhor livro que já li. Perdendo apenas para “Meu Pé de Laranja Lima”.

Semana passada, eu li o livro “A Viuvinha” e gostei bastante. É mais uma história de amor, mas relatada de um jeito diferente. Se você ainda não leu e quer ler, pule o próximo parágrafo, porque eu tive que contar a história.

Parágrafo spoiler: A história começa com um casal apaixonadíssimo chamado Carolina e Jorge. O romance dos dois era lindo e puro. Então Jorge descobriu por seu ex-tutor, o Sr. Almeida, que havia perdido tudo, que estava falido. O pai de Jorge havia deixado uma grande fortuna a ele, mas quando Jorge completou seus 18 anos começou a gastar sem guardar e investir nada, e foram exatamente 3 anos para Jorge gastar tudo. Ele ficou desesperado e  resolveu que iria lutar e conseguir juntar dinheiro assim como seu pai. Não contou nada para sua futura esposa e casou-se com ela no dia seguinte, mas no meio da noite Jorge fugiu deixando assim uma carta para Carolina. Ele passa a trabalhar como comerciante, e mudou seu nome para Carlos e só após 5 anos ele volta, pois conseguiu se estabelecer novamente. A melhor parte é quando ele começa a mandar cartas para Carolina, diariamente, mas sem nada escrito, apenas uma rosa dentro do envelope. Depois de muito tempo recebendo as cartas, ela começa a se apaixonar por esse “amante”. Quando eles se encontrar ela diz que ainda ama seu marido e ele conta que é Jorge. E eles ficam juntos novamente.

José de Alencar usa em seus livros linguagens lindas e bem formais, o que deixa-os mais encantadores ainda. Mas não tem nada de chato como os autores que estudamos em literatura no ensino médio.

Essa semana eu li “Encarnação” e não achei ele tão bom quantos os outros dois, porque é um pouco confuso. E não tem nada de espiritismo, como muita gente achou ao me ver lendo. Mas ainda quero ler todos seus livros.

20 comentários sobre “Minha paixão por José de Alencar

  1. Amanda disse:

    Eu já li alguns livros dele. e pra dizer a verdade eu gosto das histórias, são intrigantes e tudo, só acho meio cansativo ttooodas aquelas descrições e tudo. Mas quanto a voce gostar de alguém que morreu em 1877, relaxa, hahhaha super normal na minha vida; Nossa, eu decididamente preciso ler ” meu pé de laranja lima” . Respondendo seu recado sobre o texto sobre o casal no meu blog … eu vou pensar em uma continuação hahaha Enquanto isso, ainda vão ter muito mais histórias, se tiver alguma ideia, só dizer :0
    bjs
    http://www.naquelemomentoeujuro.blogspot.com

  2. Stephanie disse:

    Sem dúvidas ele foi um ótimo autor, eu li um livro só dele para o colégio, uma pena, pois são histórias que nos enriquecem né?!
    Ótima semana,
    Beijos Té
    lolaporlola.blogspot.com

    Instagram: stephanieparizi

Deixe um comentário

