Chá por favor!

Eu amo chá! Independente da hora e do clima. Então estava pesquisando algumas coisas sobre os diferentes tipos e descobri várias coisas que eles auxiliam, seja para ajudar a dormir, a acordar, aliviar o estresse. Além do chá de cadeira e chá de sumiço!

Chá de saquinho: As plantas são trituradas, fazendo com que a ação de seu princípio ativo seja quase nula.  Por isso, a melhor maneira é comprar as folhas em lojas de produtos naturais ou nas feiras.

tumblr_malzbxUjNm1qmmscjo1_500_large

A bebida só vai funcionar se for preparada de maneira correta. Por isso, tem-se dois tipos de preparo:

1. Infusão: colocar a planta seca ou fresca em uma xícara, acrescentar água fervente, tampar por 5 minutos e bebem em seguida. Para boldo, camomila, carquejeira, erva-cedreira, erva-doce, hortelã e os chás bancos.

2. Decocção: usada para as plantas muito duras, por isso deve-se submetê-las à temperatura de fervura por cerca de 2 ou 7 minutos. Permite o melhor aproveitamento dos compostos bioativos das plantas, com a desvantagem de deixar um gosto mais forte.

large (1)

Erva-cidreira: Melissa officinalis (nativa da Europa), capim-cidreira (ou capim santo, da Ásia). Usada como calmante e indicada para o alívio do estresse, também tem a ação anti-inflamatória e diminui a pressão.

Chá branco, preto e verde: Feitos de diferentes partes da planta Camellia sinensis. Aceleram o metabolismo e prometem o emagrecimento rápido, e combate o envelhecimento precoce, mas é uma planta meio amarga. São contraindicados para pessoas sensíveis à cafeina e hipertensas.

Carqueja: A Baccharis é uma planta resistente e cresce como mato. Auxilia na digestão, ajuda a conter piriri e tem função diurética. Se tomar em excesso pode ocorrer queda de pressão e problemas no fígado.

Camomila: tem efeito calmante, reduz gases, purifica o sangue, ajuda na digestão, trata inflamações da pele como a acne, minimiza as olheiras e regula o ciclo menstrual. Dizem que pode causar sonolência.

Hortelã: O nome define mais de 20 espécies do gênero Mentha. Reduz gases estomacais ou intestinais, regula o ciclo menstrual, combate febres e o mentol, que é o aroma do hortelã, á absorvido pelo sistema respiratório, aliviando sintomas do resfriado. Pessoas com refluxo gastroesofágico devem evitar.

Erva-doce: A Pimpinella anisum vem do norte da África. Elimina gases, é laxativa e tem efeito expectorante. Para as mães que estão amamentando, ajuda na produção do leite. Pode causar convulsão nas crianças.

Boldo: O santo remédio para a ressaca, protege o fígado contra os danos causados por substâncias tóxicas e radicais livres. Ele diminui a acidez no estômago e digere as gorduras no intestino. Dizem que o único que tem efeitos cientificamente comprovados é o Peumus boldus, do Chile. Se ingerido em excesso, pode causar problemas neurológicos, já que possui uma substância que age no sistema nervoso.

Canela: Meu chá preferido. Controla os gases intestinais e estomacais, estimula o apetite e é diurético.

tumblr_lnw2hpaF6k1qj8sn4o1_500_large

Esses são apenas alguns exemplos mais fáceis de conseguir e de se ter em casa.

Fontes: aqui, aqui e aqui.

Para ler: 100 chás e seus benefícios medicinais.

Beijos 

Anúncios

25 comentários sobre “Chá por favor!

  1. Verônica disse:

    Eu tomo chá TODO santo dia, pelo menos de seg. a sex. E me faz um bem danado! Só não gosto de um de sabor cítrico que tem aqui, argh, esse eu detesto! rs

    Aline, desculpe se vc já falou, mas eu não prestei atenção, você é de que estado? beijos

  2. Andressa Lara disse:

    Eu sou louca por chá é muito bom.
    Adorei seu blog flor, parabéns por ele.
    Sempre que tiver novidades passa no meu para me avisar, vou adorar voltar aqui.
    Já estou curtindo sua pag no face se puder curtir a minha vou ficar muito feliz de ter você por lá.
    Um grande beijo. Fica com Deus. E você tenha um ótimo final de semana.
    http://andressalara.blogspot.com.br

  3. Tatty disse:

    Também sou apaixonada por chá! Tomo todo dia, várias vezes por dia. Adorei as dicas de chá!!!
    Seu blog é lindo demais, fiquei apaixonada! Cheguei aqui por outro blog que você tinha comentado e já virei fã!
    Visita o meu? Vamos adorar ter o seu comentário por lá.
    Beijos,
    Tatty!

    http://www.superplugadas.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s