Minha profissão: Engenheira Ambiental e Sanitarista

Dia 09 de janeiro foi minha colação de grau e eu já poderei me considerar Engenheira Ambiental e Sanitarista! E vou contar para vocês sobre como foi escolher o curso, como foi durante a faculdade e em que áreas um Engenheiro Ambiental e Sanitarista pode trabalhar.

417311_323813740993724_2126673681_n

1. Como escolhi o curso

Quando estava fazendo o terceiro ano, do ensino médio, queria fazer arquitetura ou psicologia e fiz vestibular para os dois cursos em faculdades federais, e na minha cidade abriu o curso de Engenharia Ambiental e eu prestei vestibular para esse curso apenas para treinar mesmo. Nem sabia direito o que realmente era. E como foi a única faculdade que passei, resolvi começar o curso e ir estudando para passar em uma federal.

Logo de cara, já gostei muito e descobri que era realmente o que eu deveria fazer! Pois sempre gostei de coisas relacionadas ao meio ambiente.

2. Durante a faculdade

No início, como todo curso, era bem chato, pela quantidade de química, física e cálculo. Mas os primeiros semestres passam rápido. Como era a primeira turma, tinham poucos exemplares de livros, tivemos alguns professores horríveis e nem chegamos a estudar em alguns laboratórios. Sofri com a matéria “Resistência dos Materiais”, pois não tinha nenhum livro na biblioteca, mas com isso, aprendi a estudar sozinha e a pesquisar bastante. E a cada semestre, eu ia gostando mais do curso. E eu ainda odeio física.

E, tivemos o presente do acréscimo de Sanitarista e nos tornarmos Engenheiros Ambientais e Sanitaristas.

3. Matérias mais importantes

Tive vários professores ótimos, que passaram o máximo do conhecimento que conseguiram. Posso considerar todas as matérias importantes, até mesmo “Humanidade e Ciências Sociais”. E “Manejo e Conservação dos Solos”, “Monitoramento Ambiental”, “Hidrologia”, “Poluição Atmosférica”, “Tratamento de Efluentes Líquidos”, entre outras.

4. Áreas de atuação

“O que um Engenheiro Ambiental faz?”. Essa foi a pergunta que mais escutei durante o curso. Sempre tive dificuldade de responder, devido às atuações multidisciplinares que podemos ter. Trabalhando com manejo e conservação dos solos, tratamento de efluentes, geoprocessamento, poluição do ar, tratamento de água, energias, resíduos sólidos, saúde pública, entre outras. Então, pode-se dizer que o Engenheiro Ambiental tem um papel importante, pois possui a atuação compromissada com o equilíbrio entre o desenvolvimento sócio-econômico e a manutenção das condições de sustentabilidade do meio ambiente.

O Engenheiro Ambiental é preparado para atuar à frente do desenvolvimento de tecnologias e processos que minimizem os impactos negativos ao meio ambiente, seguindo o modelo do desenvolvimento sustentável.

5. Área que mais me identifico

Achava que me identificava com a parte de recuperação de áreas degradadas, mas no final do curso, percebi que quero trabalhar na área de Georreferenciamento.

Bom, espero que tenham gostado de saber mais dobre a minha profissão e que eu tenha tirado algumas dúvidas. Esse é um curso que eu recomendo! E se quiser saber mais da grade curricular da minha faculdade, clique aqui.

10 comentários sobre “Minha profissão: Engenheira Ambiental e Sanitarista

  1. Blog do Óbvio - Manoel disse:

    Aline, que gostoso ler tudo isso. É bom ver alguém com orgulho do que vem fazendo e conquistando. Sempre fui fã da sua simplicidade e eficiência. Pelos seus posts a gente sente isso e de certa forma me sinto orgulhoso por vê-la formada e quase minha colega porque sou engenheiro mecânico.
    Parabéns pelo seu sucesso e toque para a frente que atrás vem gente.
    Um beijo,
    Manoel

  2. Vânia disse:

    Aline, parabéns por mais essa conquista em sua vida. Dá um orgulho danado da gente depois que terminamos a faculdade, né? Pelo menos foi assim que senti quando vi o meu tão sonhado diploma em mãos. Esqueci todo o estresse que tive e as noites mal dormidas. Valeu a pena.
    Sucesso em sua vida profissional. Beijos.

Deixe um comentário

